quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pontos turísticos

Trafalgar Square é a maior e mais famosa praça pública de Londres onde tradicionalmente a população se reúne tanto para protestar, quanto para celebrar vitórias esportivas e o Ano Novo. Em seu entorno passam boa parte das linhas de ônibus que servem a região central da cidade, bem como os ônibus noturnos, fazendo com que o trânsito de veículos seja intenso mesmo depois da hora do rush. Admiralty Arch Como uma espécie de portal que separa a região aristocrática de Londres da movimentada Trafalgar Square, este gigantesco arco foi projetado em 1910 por Aston Webb para compor – com grande pompa, diga-se de passagem – o percurso até o Palácio de Buckingham pela The Mall.



Trafalgar Square

The Mall

Boa parte dos lugares históricos de Londres está às margens do Tâmisa - ou sobre ele, como é o caso da famosa Tower Bridge, aquela das duas torres, um dos símbolos londrinos ao lado do Big Ben. De barco, pode-se ver a catedral de Saint Paul e a torre de Londres, que não é propriamente uma torre, e sim um misto de fortaleza e antiga prisão dos "traidores da Coroa". Outros pontos altos em Londres para quem curte histórias  são o Parlamento; o palácio de Buckingham, residência real onde muita gente aprecia ver a cerimônia da troca da guarda; e a imponente abadia de Westminster, onde há séculos são coroados e enterrados todos os monarcas ingleses.


Big ben

Buckingham

Tower Bridge

A modernidade está presente em obras que se destacam na paisagem urbana, como a imensa roda-gigante London Eye, o 30 St Mary Axe e o City Hall. A riqueza concentrada em Londres em razão do sucesso das empreitadas comerciais, aliada ao fino gosto da aristocracia inglesa pelo estudo das artes e da história de outros povos e civilizações, rendeu à cidade um acervo sem igual distribuído por dezenas de museus. De esculturas feitas por nativos de ilhotas perdidas no Oceano Pacífico a telas de Leonardo da Vinci, de sarcófagos e múmias egípcias a painéis de Salvador Dalí, de fósseis de dinossauros a manuscritos de Napoleão Bonaparte, tudo pode ser visto em Londres.

City Hall

London Eye

Os museus de Londres são muitos, ricos e bem variados em acervo e estilo. O British Museum tem inúmeras peças arqueológicas e artísticas do mundo inteiro, além de uma imensa biblioteca que já foi utilizada por muita gente famosa para estudos e pesquisas.

British Museum

A National Gallery, por sua vez, possui um dos maiores acervos de arte da Europa. No famoso museu Madames Tussauds, de outro gênero completamente diferente, estão reproduzidos, em cera e em tamanho natural, personagens históricos, artistas e esportistas, como os Beatles, Churchill, Pelé e Ayrton Senna.

National Gallery

Os agradáveis parques de Londres (Regents Park, Hyde Park, St. James Park, Kensington Park) são muito freqüentados pelos londrinos e pelos turistas, sobretudo no verão. Um dos lugares mais animados e procurados para lazer e diversão é o Covent Garden, onde ficava o antigo mercado da cidade de Londres, hoje ocupado por bares, lojas e restaurantes. O pitoresco Notting Hill, mais conhecido entre os brasileiros pelo filme com Julia Roberts e Hugh Grant, é também o bairro mais interessante de Londres. A feirinha da Portobello Road é um sucesso de público!
Como toda metrópole que se preza, Londres tem riquíssima vida cultural e opções de diversão noturna para todos os gostos.

Potobello Road, uma rua do bairro Notting Hill

Nenhum comentário:

Postar um comentário