terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rock'n'Roll


Rock'n'Roll

Rock and Roll (também escrito Rock'n'Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock".

Atualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até meados dos anos 90 o rock foi provavelmente o estilo musical mais popular no mundo ocidental.

Os instrumentos mais comuns no rock'n'roll são a guitarra elétrica, o baixo, a bateria, e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50.

Rock'n'Roll na Inglatrra

O rock feito na Inglaterra somente conquistou respeito mundial após o surgimen. Todavia, muito antes do quarteto de Liverpool ser formado, já haviam algumas bandas tocando em Londres e arredores. Entre 1954 e 1963, quando finalmente "Please, Please Me" chegou a N°.1 nas paradas britânicas, existe uma rica história de pessoas e lugares que de uma forma ou outra influenciaram e ajudaram a moldar o rock inglês como nós o conhecemos.

Algumas bandas de Rock'n'Roll
·The beatles

·Queen


·Rolling Stones

·Bee Gees

·Pink Floyd

·Iron Maiden

Deep Purple

Led Zeppelin

Definições dessas bandas
·      The Beatles:

The Beatles foi dos grupos musicais mais bem sucedidos e aclamados da história musical.Antes a banda era constituida por 6 integrantes,são eles:Lennon, McCartney,  Harrison, Stuart Sutcliffe, Pete Best.
Só em 1962 que tem a formação mais conhecida,sem os dois ultimos citados, mas com o baterista e vocal Ringo Starr.
Mesmo após 4 decadas de sua dissolução, sua música ainda continua muito popular.A banda teve muitos albuns,sendo uns dos mais famosos o album sgt. pepper's lonely hearts club band, eles tambem tiveram mais albuns em número1 nas paradas britânicas do que qualquer outro grupo musical.
A banda ja foi honrada com 8 Grammy Awards e 15 Ivor Nvello Awards da BASCA.
·Queen:

Queen era composta por Freddie Mercury, Brian May, Jonh Deacon e Roger Taylor.
A banda foi uma das bandas mais populares na decada de 70 e 80, apresentando magnificas produções em seus concertos e nos videoclipes de suas músicas.
Os críticos nunca os levaram a sério, dizendo que sua música era "comercial", mas ela se tornou muito famosa entre o público, graças a seus vários aspectos esua estrela maior Freddie Mercury.

·Rolling Stones:
 
Grupo de rock inglês formado em 25 de Maio de 1962, os Rolling Stones estão entre as bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, o Rolling Stones foi a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 60.
Com Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones, Bill Wyman e Charlie Watts, o grupo calçava sua sonoridade no blues, e surgia como uma opção mais malvada aos bem-comportados Beatles.
·Bee Gees:

Os Bee Gees são uma banda pop formada por três irmãos: o mais velho Barry Gibb e os gêmeos Robin e Maurice Gibb . Nascidos na Ilha de Man e tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, em Queensland, na Austrália. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos seis artistas que mais venderam discos no mundo em todos os tempos. Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country e country rock, pelo rock,  pelo R&B, pela música Romântica, terminando no pop rock moderno. Venderam mais de 220 milhões de discos em todo mundo. A banda ganhou 9 prêmios Grammy.

·      Pink Floyd:

Era composta por: Syd Barrett, Rick Wright, Roger Waters e só mais tarde entra O David Gilmour.
Pink Floyd é uma banda de rock inglesa do século XX, famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.
É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns.                                                                                                   Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.

·Iron Maiden

Os integrantes da banda são:Bruce Dickinson, Adrian Smith, Steve Harris, Dave Murray, Janick Gers, Nicko McBrain.                                                                                                     O Iron Maiden é uma banda de heavy metal, do movimento musical chamado NWOBHM, (New Wave of British Heavy Metal), formada em Londres, Inglaterra, em 1975, pelo baixista Steve Harris. A banda já vendeu mais de 100 milhões de álbuns  por todo o mundo e ganhou o Ivor Novello Award em 2000 e varios Grammys. A banda sempre está presente em listas das maiores bandas de rock da história, e foi adicionada à Calçada da Fama de Hollywood durante a turnê 2005.

•Deep Purple

Juntamente com as bandas Black Sabbath e Led Zeppelin, o Deep Purple é considerado um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus integrantes tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros. A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo.
Foram listados pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", e venderam mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.

•Led Zeppelin

Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em setembro de 1968, por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocalista e gaita). Célebre pela sua inovação, e pelo seu som pesado orientado pelo blues-rock, o grupo é frequentemente citado como um dos grandes progenitores do heavy metal e do hard rock, embora o estilo da banda tenha sido inspirado por diversas fontes e tenha transcendido qualquer gênero musical definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário